Tudo que é bom se COPIA! Guarda Municipal do Rio de Janeiro cria sua tropa de homens de preto.

Posted: 25 Jul 2011 02:27 PM PDT

Guardas do GOE treinam rapel no Quartel General, em São Cristovão.
Duzentos e dezesseis agentes estão em treinamento para atuar em confrontos, calamidades públicas e até em atentados.

Rio - As ruas do Rio vão ganhar um novo reforço de segurança até o final do ano: o Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal (GM). A tropa de elite foi criada este mês e é resultado da reformulação da instituição, que extingui duas unidades operacionais — os grupamentos de Ações Especiais (GAE) e Tático Móvel (GTM) — e enxugou o quadro de outras duas — o de Motociclistas e de Cães.
É dessa reestruturação que vem a maior parte do grupo em treinamento pesado para compor a equipe que vai atuar não somente em situações de confronto, mas de calamidades públicas. Por enquanto, 216 agentes municipais — sendo oito mulheres — estão em curso. Mas até a operacionalização do GOE, esse número deve ser reduzido no pente-fino para entrar na tropa de homens de preto da guarda. A primeira fase do treinamento é um teste de condicionamento físico. O candidato é submetido a uma série de exercícios, como com corridas, abdominais, flexões, rappel e defesa pessoal.
Na outra etapa, o guarda passa por uma avaliação psicológica, para saber como reagiria a situações de pressão extrema. “O GOE vai auxiliar a Defesa Civil no resgate de vítimas de enchentes, por exemplo. Então, é importante saber como o guarda vai se comportar num cenário de catástrofe como esse ”, disse o coordenador de operações da GM, tenente-coronel Hugo Freire de Vasconcelos Filho.
O diferencial da equipe estará também no uniforme camuflado e na boina preta. Escudos, coletes, caneleiras e equipamentos não-letais, como a pistola Taser, que aplica choques e imobiliza, e spray de pimenta, estão entre os acessórios. Botes e motosserras também farão parte do material de trabalho.
Primeiro grupamento a atuar 24 horas, com 70 agentes por turno
O GOE vai ser o primeiro grupamento da Guarda Municipal a atuar 24 horas. Serão, em média, 70 agentes por turno, número que pode aumentar em situações de catástrofes. Como a turma que vai para a rua é resultado da fusão de outras unidades operacionais, em janeiro haverá um outro processo interno para a escolha de novos agentes. Essa ‘peneira’ promete ser mais rigorosa. Durante três meses, os candidatos ao GOE terão que suar a camisa no curso de Formação de Operações Especiais da GM. Neles, serão feitas atividades em parceria com homens do Bope e do Grupo de Intervenção Tática (GIT), que atua no sistema penitenciário.
A Guarda Municipal estuda a possibilidade dos guardas do GOE receberem uma gratificação como acontece nas tropas de elite das polícias militar e civil. Enquanto a questão financeira não é resolvida, algumas atividades vão ser feitas em parceria com os policiais. O GOE participará, por exemplo, de ações de implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e de controle de torcidas em dias de jogos.
De olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas em 2016, cursos antiterrorismo estão no currículo do GOE. Os homens da Guarda vão aprender como reconhecer e isolar áreas com artefatos e explosivos.
Fonte:Agência O Dia.

Matéria fornecida por um de nossos colaboradores!

GMNF e POPULAÇÃO,
UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!

6 comentários:

GM Antonio Jose disse...

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos (II Co 4-8.9)
A Vitória é Certa companheiros da Guarda!! Tudo na vida tem um preço a ser pago, nada é de graça !! Temos que nos acostumar com isso e sair da zona de conforto. Não pensar só no EU mais em todos os demais companheiro que serão beneficiado com seus esforços. O Bebê só mama se chorar!!!
não vem com essa de que tem bonzinhos piedosos é necessário chorar!!!
Amigos Gms não temas! Sejam fortes e corajosos, não olhes para trás.. OLHES PARA FRENTE! QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU E QUEM SÓ PENSA NO PRESENTE VIVE SÓ MURMURANDO POR FALTA DE EXPECTATIVA PARA O FUTURO.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. RM 8:28

Anônimo disse...

Isso mesmo companheiro as suas palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade!

marciomarserra disse...

Esse tipo de projeto aqui em friburgo, penso que teria que se fazer na nossa guarda municipal uma divisão no qual vise resgate pós tragédia, para não ficarem perdidos como ficaram em 12 de janeiro.

ioninside disse...

Na verdade a guarda tem de passar por muitas reformulações, a começar tirar essa parte política que corrói a guarda municipal de nossa cidade. Quando pensarem em formar guardas preparados ai sim começaremos a ter uma GM onde a população possa contar. Por enquanto a guarda municipal por parte de seu comando só faz marketing, o que é imcopreensível em um município propício a tragédias de grandes proporções!

clown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
clown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Fazer dos comentários uma discurssão agressiva.
Xingamentos.
Ridicularizar quem quer que seja.
Qualquer tipo de preconceito.

Qualquer tipo de comentário que não seja referente as matérias postadas, ou referente a informações adicionais serão deletadas.

Serão comentários assim excluidos, pois a finalidade do bloguer é reivindicar e mostrar a população o que acontece na realidade da GMNF.

 
Design by Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons