Observatório Social


Nova Friburgo já tem o seu "Observatório Social".

 

 )

A próxima reunião da equipe do Observatório Social de Nova Friburgo será no dia 1 de julho, as 17 horas na ACIANF (Associação Comercial de Nova Friburgo). A ACIANF fica na Av. Alberto Braune 111, sobrado. Todos os cidadãos interessados na transparência e na lisura da coisa pública estão convidados.

                                                           *

Na quarta feira, dia 8 e na sexta feira, dia 10 de junho, aconteceram , pela manhã, aa reuniões que iniciaram a constituição e atuação do Observatório Social de Nova Friburgo, nos mesmos moldes dos 55 Observatórios Sociais espalhados por todo Brasil, em 11 estados da federação.

Com a missão de proporcionar à sociedade oportunidades que promovam a coesão social, por meio da transparência na gestão dos recursos públicos o Observatório Social de Nova Friburgo atuará preventivamente e corretivamente na busca de irregularidades no trato da coisa pública, principalmente, nos processos licitatórios, mas também na fiscalização das obras e dos produtos adquiridos pelos órgãos públicos.  Também acompanhará os recursos disponíveis para Nova Friburgo, no âmbito federal e os cumprimento dos prazos para que o município possa, efetivamente, fazer uso destes recursos.

Tudo isto, evidentemente, sem colidir com os órgãos já constituídos e procurando sempre trabalhar auxiliando e mobilizando o Ministério Público.

A intenção da entidade é estabelecer uma nova cultura em relação ao trato da coisa pública no Brasil, uma vez que a nossa carga tributária é uma das maiores do mundo e um maior controle da corrupção e dos gastos nos meios políticos tende a trazer um aumento de recursos para serem aplicados efetivamente no progresso da sociedade.  

A equipe inicial do Observatório Social de Nova Friburgo está contando com a adesão de mais profissionais capacitados e cidadãos de nosso município e também com a transparência dos órgãos constituídos no sentido de dar toda a liberdade ao Observatório para fiscalizar as contas e despesas. O que se busca é a mudança do “Modus Operandi” em relação ao dinheiro público.

Conforme o artigo 5, inciso XIV da Constituição Federal: é assegurado a todo cidadão o direito a informação, inclusive, em relação ao destino do dinheiro arrecadado com nossos impostos.

O primeiro observatório social foi o de Maringá, no Paraná. Atualmente a entidade possui o site “Observatórios Sociais do Brasil”, onde o cidadão friburguense pode conseguir maiores informações. O endereço é: http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br

Na última reunião já foram constituidas duas Câmaras Técnicas e comissões:

1 - Camara da Transparência; Visa acompanhar prazos e exigências para a utilização dos recursos federais colocados a disposição do município, mas ainda não utilizados, de modo a não perdermos tais recursos.

2 - Camara de Aompanhamento das Concorrências:  Visa dar trasnparência a estas práticas públicas, impedindo desvios e fiscalizando o correto andamento dos processos. 

GMNF e População, Unidos para Transformar!

3 comentários:

clown disse...

Unidos para transformar? O quê? Quando? Por que?

Anônimo disse...

Nessa semana eu me apresentei ao Presidente e equipe do Observatório Socian NF na ACIANF e fico a disposição pra somar no que for necessário e possível por mim.

Quem dos que lerem esse tópico puder, se apresentem também, quanto mais gente apoiando a organização serão mais e melhores os resultados positivos pra sociedade friburguense.

Anônimo disse...

youtube.com/lucio29fernando

esse é o link onde todos poderão encontrar informações em vídeos do

Observatório Social do Brasil (OSB)

Observatório Social Nova Friburgo (OSNF) e

Material acerca do que é Cidadania e mt mais.

Visitem e divulguem.

Postar um comentário

Fazer dos comentários uma discurssão agressiva.
Xingamentos.
Ridicularizar quem quer que seja.
Qualquer tipo de preconceito.

Qualquer tipo de comentário que não seja referente as matérias postadas, ou referente a informações adicionais serão deletadas.

Serão comentários assim excluidos, pois a finalidade do bloguer é reivindicar e mostrar a população o que acontece na realidade da GMNF.

 
Design by Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons